Qual é o melhor brinquedo que posso oferecer?

avieao-reciclavelO melhor brinquedo, em primeiro lugar, é aquele adequado para a faixa etária e para a segurança da criança. Existem normas de segurança que devem ser respeitadas. No Brasil esse processo de avaliação de conformidade de brinquedos é feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Clique no link para maiores informações.

O artigo francês abaixo ressalta a importância de avaliar os brinquedos feitos de plástico, havendo total cuidado quando há um cheiro forte de plástico ou ainda com aqueles brinquedos perfumados que podem ser causadores de alergia. Veja a matéria completa no site.

Lembro ainda que os selos de qualidade e segurança dos brinquedos não eximem pais e cuidadores da responsabilidade pelas brincadeiras das crianças!

No entanto, com certeza você já ficou decepcionado com o fato de ter comprado “aquele” brinquedo para o seu bebê e ele ter se interessado…pela embalagem! Ponto para o bebê!

Os melhores brinquedos que você pode oferecer às crianças são aqueles que NÃO CUSTAM NADA!

Isso mesmo! As crianças precisam explorar o ambiente e inventar, construir e criar! E para isso, nada melhor do que oferecer folhas de papel, papelão, potinhos, embalagens, lápis de cor etc. Explore a sensação tátil do seu bebê, ofereça materiais com textura e temperaturas diferentes, lisos, ásperos, com ondulações etc. São os melhores brinquedos!

Crianças ficam orgulhosas com as suas criações. Não dê nada pronto! O processo de desejar uma brincadeira e transformar algo naquilo que ela deseja é mais prazeroso e mais enriquecedor, para o seu desenvolvimento pessoal, do que o processo de simplesmente querer algo e tê-lo pronto na mão. Experimente dar um limão e palitinhos, certamente será transformado em bonequinhos ou carrinhos!

Vou ainda mais longe: ofereça a possibilidade da criança estar em contato com a NATUREZA, com a terra, as plantas, árvores. Observe o céu, trabalhe a criatividade descobrindo figuras a partir das nuvens! Há quanto tempo você não observa o céu à noite? Melhor ainda em dias estrelados ou com sons naturais! Estimule os sentidos das crianças, fechando os olhos e fazendo-as escutar os sons que não perceberiam estando dentro de casa.

Então, fica a dica: o melhor presente para oferecer a uma criança é aquele que permite que ela invente com o que tem em mãos, aquele que estimula aquilo que as crianças já têm de melhor por natureza: a sua CRIATIVIDADE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *