PROGRAMA DE APOIO à TRANSMISSÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA na França

Muitas famílias brasileiras ou franco-brasileiras instaladas na França desistem de transmitir a nossa língua e cultura às crianças. Na maioria das vezes isso acontece por falta de informação ou pela dificuldade do pai ou mãe brasileiros em manter a transmissão sozinho(a), sem apoio.

A ciência comprova os benefícios do bilinguismo para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Ela também reconhece a importância para a criança de se desenvolver plenamente na(s) língua(s) de origem de seus pais, mesmo em situação de imigração. É na língua dos pais, na pequena infância, que a criança cria as bases do seu raciocínio e de seu desenvolvimento emocional. Com esta base sólida, as chances de bons resultados escolares são aumentadas, mesmo se na escola ela usará a língua local.

A Associação Herança Brasileira, desde sua criação em 2016, apoia famílias para que elas garantam o melhor desenvolvimento linguístico e emocional a seus filhos. Para tanto, desenvolvemos encontros com pais e bebês, ateliês e curso de Português Língua de Herança para crianças.

Em 2019, queremos ir mais longe. Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, através do Consulado Geral do Brasil na França, lançaremos uma série de material de apoio às familias, além de oficinas de capacitação e conferências para pais e profissionais da infância, realizadas na Embaixada do Brasil em Paris e na sede do Grupo Mulheres do Brasil na França.

PROGRAMA

25 de Janeiro                CONFERÊNCIA PARTICIPATIVA

das 17h às 19h30
na Sala Villa Lobos, Embaixada  

“Ferramentas para transmissão da Língua de Herança no cotidiano.”

Objetivo: Disponibilizar técnicas e ferramentas para superar as dificuldades na transmissão do português como língua de herança na relação cotidiana com a criança.

18 a 23 de Fevereiro   OFICINA

Horário e local
por definir                

“Planejamento e animação de ateliês para transmissão do PLH”

Público-alvo e objetivo específico: pais e profissionais que desejam criar e animar atividades infantis com objetivo de transmissão; babás que desejam agregar ao seu trabalho o valor de acompanhamento na transmissão do português a bebês e crianças.

15 de Março              EXPOSIÇÃO E CONFERÊNCIA PARTICIPATIVA

das 17h às 19h30
na Sala Villa Lobos, Embaixada          

“A criança na língua : passo a passo”

Objetivo: Sensibilizar as famílias sobre a importância da(s) língua(s) de origem para o desenvolvimento infantil e as vantagens do bilinguismo.

15 a 19 de Abril            OFICINA

Horário e local
por definir               

“Curso de PLH: métodos e programa”

Público-alvo e objetivo específico: profissionais de ensino do Português como Língua de Herança que desejam construir ou desenvolver o seu programa de ensino do PLH.

17 de Maio                    MINI-OFICINA

das 17h às 19h30
local a confirmar           

“Criar e gerenciar uma estrutura para a transmissão do PLH”

Objetivo : Fomentar a criação de estruturas comunitárias necessárias à transmissão.

14 de Junho                   CONFERÊNCIA PARTICIPATIVA

das 17h às 19h30
local a confirmar

“Escolarização da criança bilíngue na França”

Objetivo: Disponibilizar aos pais as ferramentas para superar as dificuldades que a criança bilíngue pode encontrar nas escolas francesas. Apresentar os dispositivos de ensino de línguas estrangeiras nas escolas.

Eventos gratuitos, vagas limitadas. Inscrição recomendada: brasileiraheranca@gmail.com

Apoio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *