O estágio de Julho foi animado!

Neste estágio de férias, uma coisa foi flagrante: com a frequência das aulas e a atenção mais personalizada a cada criança, a evolução delas foi ainda mais perceptível. Mesmo que no início elas ainda estivessem um pouco tímidas em relação ao uso do Português, no último dia de estágio as palavras já vinham naturalmente.

Primeiras atividades: acolhida e leitura

DSC_0326Logo a primeira atividade serviu para destravarem a língua e aprenderem, uns com os outros, os nomes de cada um e como cada um se sentia naquele dia. Tivemos sorte de ter uma turma super-animada, razão do título deste relato! Aprendemos nesse primeiro momento também os meses do ano, os números até 12, os dias da semana e como descrever o clima. Houve quem insistisse que estava nevando, apenas pra poder participar e colar algo no quadro!

DSC_0327A cada dia, depois da acolhida, exploramos uma história com o personagem do dia: Curupira, Iara e Saci. Cada grupo devia colocar as imagens em ordem para formar uma história. Para isso as crianças atentavam para os estados de humor dos personagens e a lógica das ações… Elas soltaram a criatividade antes de descobrir a história “oficial” de cada personagem. No grupo dos grandes, as mais velhas descobriram rápido que a leitura facilitava achar uma lógica de sequência, e demonstraram a vontade de ler em voz alta, comentando as diferenças e semelhanças com a leitura em Francês. Todos gostaram das novas palavras engraçadas, como capturar, hipnotizado, redemoinho!

Hora do recreio: piquenique e atividade ao ar livre

image [1479553]Como o clima estava perfeito, lanchamos ao ar livre todos os dias. E foi na hora do lanche que observamos a maior evolução no vocabulário e na fluência! Deixadas à vontade para conversarem como quisessem, as crianças fizeram naturalmente a transição do que no primeiro dia era merci, s’il te plaît, jus de pomme, etc… para obrigado, por favor, suco de maçã,… No último dia de estágio, até as menos falantes pediam e agradeciam em portuguêsIsso sem nenhuma das animadoras forçar nada.

Depois do lanche, fizemos a cada dia uma atividade dinâmica ao ar livre, em relação com o tema do personagem do dia. No primeiro dia, como Curupira protege os animais, resolvemos capturá-los, mas não com armadilhas como os caçadores! Partimos armados com nossos celulares e tiramos fotos de todos os animais que encontramos na floresta. Pois essa é a regra da floresta: a gente não leva nada, a não ser as fotos; e não deixa nada, a não ser as pegadas – para trás – igual o Curupira! 🙂

Galeria de fotos dos nossos fotógrafos-exploradores mirins:

Jaguaruti por Prisca
Jaguaruti, por Prisca
Cobra verde por Thais
Cobra verde, por Thais

 

Macaco - e Thais - por Victor
Macaco – e Thais – por Victor
Macaco por Luacema
Macaco, por Luacema
Beija-Flor por Janaina
Beija-Flor – e Fernanda – por Janaína
Arara por Julia
Arara, por Julia
Onça por Lilla
Onça, por Lilla
Tamanduá por Lívia
Tamanduá, por Lívia
Rã por Maiara
Rã, por Maiara

image [1479545]No segundo dia, foi a vez de salvarmos a Iara da poluição no seu rio! Cheio de lixos jogados por pessoas que não protegem a floresta, o rio precisava da ajuda dos nossos pescadores de lixo para tirar toda a sujeira e jogar na lixeira. Depois disso Iara pode nadar tranquila nas águas límpidas do rio!

Teatro de fantoches

No último e grande dia, todos foram convidados a apresentar, em grupos de três, um teatrinho de fantoches com os personagens que havíamos conhecido. Livres para inventar uma história, ou apenas apresentar os personagens, a maioria se lançou para serem os primeiros a apresentar. Para alguns foi um pouco difícil – porque queriam ensaiar antes! 🙂 – mas apenas uma criança não quis participar do jogo, o que nós respeitamos, claro! Parabéns a todos os nossos atores mirins e aos expectadores que fizeram perguntas aos personagens!IMG_4235 [1479567]

Brincadeiras folclóricas

E para relaxar um pouco depois de tanta atividade e animação, terminamos cada dia com uma brincadeira do folclore brasileiro: batata quente, brincadeira do anel e ciranda cirandinha. Aposto que os pais ouviram essas palavras em casa! No último dia fizemos uma corrida diferente, em que cada um devia ir buscar a carinha de um personagem andando como ele! Todos foram garantir suas carinhas e ganharam de quebra um docinho, colado atrás de cada uma delas: paçoquinha e pé de moleque!

IMG_4243

Uma turminha… ANIMADA!!!


IMG-20160701-WA0005

Muito obrigada nossos atletas, escritores, atores, fotógrafos-exploradores e protetores da Natureza! Foi super-divertido preparar e fazer esse estágio com vocês!

Namíbia & Fernanda


 

 

Gostou? Inscreva sua criança no Estágio de Agosto!

2 thoughts on “O estágio de Julho foi animado!

  1. Paula Citolleux disse:

    Oi Namibia !
    Verdade que as crianças adoraram esse pequeno estagio !
    Obrigada meninas por mais esta boa experiência.
    Até a proxima….
    Paula

    1. Namibia disse:

      Obrigada a suas meninas, Paula!:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *