Curso preparatório para o ENCCEJA

Se você tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio, saiba que agora você pode continuar seus estudos através do ENCCEJA. Se você tem entre 15 e 17 anos, você deve se candidatar para o Ensino Fundamental.

Este exame gratuito, aplicado desde 2016 em Paris pelo Consulado Geral do Brasil, permite obter certificação de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental. O diploma de Ensino Médio equivale ao diploma de Lycée francês. 

Para você ter mais chances de passar no exame do ENCCEJA, a associação Herança Brasileira, com apoio do Consulado, de professores voluntários e a ajuda de diversos membros da Comunidade Brasileira em Paris, propõe um cursinho de apoio à preparação para a prova.

Todo esse apoio é gratuito. Para se inscrever no cursinho mande um e-mail para enccejahb@gmail.com 

VOLUNTARIADO: SE VOCÊ ACHA QUE PODE AJUDAR COMO PROFESSOR, CLIQUE AQUI.

Inscrições para o exame oficial

As inscrições para o exame oficial de 2019 ainda não estão abertas.

Para fazer a prova, você precisará de um documento brasileiro (RG, Passaporte etc). Para a inscrição, além do passaporte, você precisará de um número de CPF ativo. É muito comum para quem mora fora há muito tempo que o CPF esteja irregular. Você não precisará apresentar o documento físico, apenas o número.

Você pode verificar a situação do seu CPF clicando AQUI

Se o seu CPF estiver irregular, agende sem demora um atendimento no Consulado para regularização de CPF. O Consulado Geral do Brasil em Paris facilita a atualização do CPF para os candidatos ao Encceja, mande um e-mail para comunidade.cgparis@itamaraty.gov.br e agende seu horário. 

Curso preparatório presencial

No cursinho fazemos uma revisão dos conteúdos a serem abordados nas provas do ENCCEJA, trabalhamos com a resolução de exercícios direcionados à prova. Além disso, preparamos os candidatos para o tipo de abordagem das provas, instruções e prática através dos simulados.

Detalhes práticos:

Todas os sábados das 15h30 às 18h30. Possível começar a qualquer momento.

Antes de vir pela primeira vez, escreva e-mail para enccejahb@gmail.com e aguarde confirmação.

Simulados

Até a data do exame, 3 simulados serão organizados em Paris, reproduzindo o mesmo ambiente de prova, o mesmo tempo, o mesmo número e tipo de questões.

Próximas datas dos simulados serão divulgadas em breve.

Inscrição obrigatória, entre em contato com a gente pelo e-mail enccejahb@gmail.com

Dúvidas Frequentes:

1- Existe alguma taxa para inscrição e participação no Exame?

Não. O exame é gratuito e de participação voluntária, possibilitando a aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos pelos educandos tanto no processo formal de escolarização quanto em processos informais.

2- É obrigatório fazer o cursinho para poder fazer a prova oficial?

Não. O cursinho é apenas um apoio aos estudos, não é obrigatório.

3- Quem pode fazer a prova?

Podem participar do Encceja Nacional jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade própria.

Para pleitear a certificação, o participante deverá:

no nível do Ensino Fundamental, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas; (não importa se você fez só a primeira série ou se fez até a oitava série, o que importa é ter entre 15 e 17 anos na data da prova)

no nível do Ensino Médio, apenas para residentes no exterior, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

O candidato com mais de 18 anos, independente do nível de escolaridade, pode pleitear a certificação do Ensino médio diretamente. Não importa se você fez só a primeira série ou se fez até a o terceiro colegial, o que importa é ter mais de 18anos na data da prova.

4- Onde posso encontrar material de estudo para o Encceja?

O material disponível para o Eja é muito bom para completar os estudos. Clique aqui para acessá-lo

Além desse material, procure por vídeos na Internet, há vídeos preparatórios para o Encceja e para o Enem, os dois podem ser úteis para auxiliar nos estudos. Verifique também os vídeos do Telecurso 2000.

5- Como funciona o cursinho?

Para se inscrever no cursinho, mande um email para enccejahb@gmail.com.

Todas as aulas e simulados são gratuitos. Isso só é possível porque todos os professores e organizadores são voluntários e porque o Consulado imprime as provas gratuitamente. Pense em nos avisar com antecedência se você não puder comparecer à aula ou ao simulado. Você pode fazer parte do nosso grupo no WhatsApp através deste link.

As aulas acontecem aos sábados à tarde, você pode começar quando quiser, mesmo que você não possa ir a todas as aulas, aproveite para participar quando puder. É muito importante fazer um simulado antes da prova, se organize para comparecer a, pelo menos, um dos 3 simulados previstos.

6- E para quem não mora próximo a Paris?

Escreva um e-mail (enccejahb@gmail.com) explicando seu caso e tentaremos ajudá-lo a se preparar à distância.