Atividades em português para crianças

Agenda 

 Menores de 3 anos: Encontros de Pais e Petiticos

 

 

 

Maiores de 3 anos: Curso de PLHColônias de Férias e Ateliês temáticos


Público e objetivos

Nossas atividades voltadas para as crianças são organizadas por faixa etária, mas cada uma destina-se a acolher num mesmo espaço crianças de diferentes níveis de proficiência em língua portuguesa. Assim, respeitando as necessidades e o ritmo de cada uma, focamos no desenvolvimento das competências ainda não totalmente adquiridas.

Seja nos Encontros de Pais e Petiticos, no Curso de PLH, nas Colônias de Férias ou em outros Eventos, trabalhamos com cada criança individualmente e de forma adaptada, focando nas seguintes competências:

  • Desenvolvimento da consciência bilíngue: a criança deve antes de tudo se sentir à vontade com o uso e o aprendizado de duas línguas em paralelo.
  • Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e da habilidade comunicativa em Português.
  • Alfabetização, gosto pela leitura e escrita em Português, compreensão de textos da literatura brasileira.
  • Noções de História/Geografia do Brasil.
  • Conhecimento da cultura brasileira.

Para o desenvolvimento pleno de todas essas competências, a orientação dos pais sobre educação bilíngue e política linguística familiar é fundamental, por isso desenvolvemos também uma série de atividades voltadas aos pais.


Abordagem

As atividades são organizadas de forma a motivar a participação voluntária de todas as crianças, mas também a possibilidade de simplesmente estar presente, ouvir e acompanhar como ouvinte.

O foco é sempre a diversão e o prazer da criança em primeiro lugar. São realizadas atividades plásticas, sensoriais, musicais e linguísticas, com o objetivo de trabalhar todos os canais de aquisição e desenvolvimento da linguagem. No entanto, para a criança, todas essas atividades são apresentadas em forma de brincadeira ou de jogos.

Através de nossos temas, procuramos apresentar e aprofundar sobre os diferentes aspectos da cultura brasileira, sempre fazendo o paralelo com o equivalente na cultura francesa. O objetivo é trabalhar o vocabulário do cotidiano da criança em português e inserir aspectos culturais brasileiros a este mesmo cotidiano. Que ela seja capaz de falar do seu cotidiano francês aos parentes brasileiros, mas que também possa falar do Brasil aos amigos franceses.