Dicas e artigos interessantes para as férias

Compartilhamos nos últimos dias em nossa página do facebook esses artigos e ideias para fazer das férias um momento de aprendizado e reflexão, sem esquecer da diversão!


Atividades para as férias: se divertir, aprender e passear

PARA SE DIVERTIR – Uma mãe resolveu criar um blog com ideias de jogos e brincadeiras para fazer em casa e assim melhorar a qualidade do tempo passado entre pais e filhos. A gente adorou a ideia e selecionou um artigo especifico para as férias, assim vocês podem descobrir um pouco do blog e já se inspirar para ocupar o tempo dos brasileirinhos.

10 ideias de atividades para fazer nas férias das crianças

PARA APRENDER – E para os maiorezinhos que já adoram os livrinhos de atividades que enchem os supermercados nessa época do ano, aqui vai um link onde imprimir essas atividades em Português! Atenção para o nível de escolaridade da sua criança: o 1° ano brasileiro corresponde ao CP francês, mas o letramento começa cedo nas escolas francesas, desde a petite section de maternelle. Então, algumas das atividades de 1° ano, aquelas sobre o reconhecimento do nome, repetição de letras e contagem, podem ser interessantes também pra crianças a partir de 4 anos que vão à maternal francesa. Essas atividades podem ser um grande apoio para a alfabetização e o desenvolvimento da leitura e da escrita em Português, além de um passa-tempo que as crianças adoram!

Crie seu livrinho de atividades em Português

PARA PASSEAR – Conhecer um museu e a arte da fotografia. Ao mesmo tempo, ver imagens intrigantes que revelam diferentes facetas da realidade brasileira. Propomos uma visita à Maison Européenne de la Photographie, para apreciar o Brasil visto pelo olhar de um francês que viveu longos anos por lá, expatriado como nós.

Exposição de fotografia: MARCEL GAUTHEROT – BRÉSIL : TRADITION, INVENTION


Sobre bilinguismo: se informar e agir!

PARA SE INFORMAR – Um bom artigo da Babbel resume muito bem alguns estudos científicos sobre o desenvolvimento da criança que destroem os mitos e confirmam as verdades que conhecemos sobre bilinguismo. De brinde, uma entrevista super descontraída entre dois pais abordando a educação de seus próprios filhos, traz depoimentos que poderiam ser nossos! 🙂

Vamos acabar com alguns mitos sobre como criar filhos bilíngues

PARA AGIR – Se quisermos que o bi ou plurilinguismo seja algo natural para nossas crianças e que as línguas de herança sejam valorizadas na escola, devemos fazer nossa parte. Sugerimos que levemos adiante, compartilhando com os amigos professeurs des écoles, e levando às diretoras de nossas escolas na rentrée essa ideia: um concurso de criação de historias plurilíngues, uma excelente iniciativa da Dulala em prol do plurilinguismo e do pluriculturalismo nas escolas francesas.

Concours Kamishibaï plurilingue – Deuxième édition


Sobre educação: refletir e refletir!

PARA REFLETIR – Será que sabemos dar às nossas crianças os limites necessários para o desenvolvimento da sua autonomia? Será que compensamos a nossa ausência sendo mais permissivos? Será que fazemos de conta que cuidamos das nossas crianças? Dura e às vezes polêmica, Rosely Sayão nos faz refletir…

“Educar pressupõe sempre desagradar à criança”, diz psicóloga Rosely Sayão

PARA REFLETIR – Por que nos preocupamos tanto com o resultado escolar de nossas crianças? Por que tentamos por vezes acelerar as habilidades dos nossos filhos? A filosofia do Slow Parenting é algo em que acreditamos e que tentamos colocar em prática, como mães e como educadoras, na associação. Saiba mais sobre este conceito, que nos faz refletir constantemente.

Trate os seus filhos com cuidado porque são feitos de sonhos


Sobre a Herança Brasileira

13614959_1110308652361817_5614107662282557128_nEstamos mais do que felizes em ajudar a organização da 15° edição da Lavagem da Madalena!

E é uma grande alegria trabalhar com essa equipe!

Pela primeira vez em 15 anos, a Lavagem vai dedicar duas manhãs para as crianças, junto com gente, prof. Nadia Zumba e Capoeira Vadiação. As crianças vão jogar e dançar em Português, se preparando pro grande desfile do domingo!

Reservem as datas desde já: 3 e 4 de setembro, de 9h30 às 12h.

 

 


Próximos eventos

30 de Julho, no Bois de Vincennes – Vamos passear na Floresta! – Pique-nique da Herança Brasileira.

22 a 26 de Agosto – 2° Estágio de Férias: Olimpíadas Rio 2016 – Inscrições abertas!

3 e 4 de setembro – Ateliês infantis de capoeira e zumba kids, na Lavagem da Madalena. – Inscrições em breve!

A partir de 10 de setembro, por todo o ano escolar – Curso de Português Língua de Herança – Inscrições abertas!

17 de setembroEncontro literário Canalzinho.

 

2 thoughts on “Dicas e artigos interessantes para as férias

  1. Mauro Pinto Nunes disse:

    Bom Dia,
    Se houver interesse em levar mais uma atividade para as crianças, como o xadrez, posso ajudar.
    Lecionei xadrez para crianças e adolescentes no Brasil como voluntário no projeto Xadrez da Escola.

    1. Namibia disse:

      Que legal, Mauro! Vamos tentar montar isso sim, entre em contato por e-mail ou telefone. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *