Sobre a associação

A iniciativa Herança Brasileira começou em março de 2015, através de uma página no facebook, com o intuito de promover o Português como Língua de Herança (POLH), ajudando pais e mães brasileiros que moram em Paris e região a transmitir nossa língua e cultura a nossos pequenos. O motivo da criação foi a constatação, pela mãe iniciadora do projeto Namíbia de Ana, da falta de iniciativas focadas na educação bilíngue e no ensino do POLH em Paris.

Em outubro de 2015, Namíbia participou do II SEPOLH, com o objetivo de se informar e iniciar sua capacitação para o ensino do POLH na região parisiense. Desde então, a mesma trabalha no desenvolvimento de suas competências e na concretização deste projeto.

A associação Herança Brasileira foi efetivamente criada em Janeiro de 2016, com apoio de Teresa Burlurut, que fixou a sede da associação na Maison du Citoyen et de la Vie Associative, em Fontenay-sous-Bois.

Para o ano de 2016, a associação propõe um calendário de atividades mensais voltadas para crianças em torno da cultura brasileira e língua portuguesa, além de workshops trimestrais para sensibilização e atualização dos pais em relação à educação bilíngue.

Para o ano letivo 2017-2018, a associação planeja oferecer um curso de POLH, em que crianças de diferentes faixas etárias poderão praticar o Português de forma ainda mais frequente e estruturada, com acesso à Alfabetização e ao conteúdo de História/Geografia e Ciências ministrado no Brasil, além de manter o contato com conteúdo artístico e cultural brasileiros.

8 thoughts on “Sobre a associação

  1. Olá,
    Sou Adriana Tourinho Clavel. Acabei de me inscrever na associação e inscrevi meu filho na colônia de férias. Sou professora de história, com mestrado em história social do Brasil na UFRJ. Atualmente trabalho como professora particular de português para adultos em Paris. Gostaria de poder contribuir de alguma forma com a associação. É possivel? Aguardo seu contato.
    Atenciosamente,
    Adriana.

    1. Namibia disse:

      Oi Adriana, que prazer poder contar com sua contribuição. Entro em contato com vc em breve! Um abraço, Namibia

  2. Samille Possidonio disse:

    Olá! Meu nome é Samille. Sou professora alfabetizadora e professora de História do Brasil e da África. Era professora de escola pública no Rio de Janeiro. Gostaria de colaborar de alguma forma. Mas acabei de chegar a Paris e não falo muito bem francês. Se tiver como colaborar assim mesmo, ficaria muito feliz em dividir com as crianças um pouco de Cultura, História e Dança brasileira.

    1. Namibia disse:

      Obrigada, Samille! Entraremos em contato com você por email em breve. Estamos terminando o programa para o ano letivo 2017-2018. Um abraço!

  3. René François Aygadoux disse:

    Bom dia. Nós somos brasileiros e mudamos para cá no começo deste ano com nossos filhos. Nosso mais novo tem 5 anos e gostaríamos de obter mais informações sobre o curso, pois queremos que ele seja alfabetizado nas duas línguas, francês e português. Obrigado

    1. Namibia disse:

      Oi René! Sera um prazer ajudar seu filho a manter e desenvolver o português. Atualizamos hoje a pagina do Curso de PLH, com a abertura das pré-inscrições para o ano letivo 2017-2018. O inicio das aulas esta previsto para 16/09, as pré-inscrições vão até dia 30/06. Todas as informações sobre o curso e o link pra a pré-inscrição você encontra aqui: http://xn--heranabrasileira-gpb.com/atividades/curso-de-plh/
      Se ainda restam duvidas, ligue pra gente!
      (desculpe a falta de acentuação)

  4. caroline disse:

    ola! somos franceses com uma bebe brasileira, e queremos que ela possa aprender a lingua. essa associaçao ainda existe? nos podem mandar por favor o calendario das aulas?

    1. Namibia disse:

      Oi Caroline, adicionei seu email na newsletter. Você vai receber um email com a programação de abril e todas as novidades pro ano letivo que vem! Qualquer duvida, entre em contato por email ou por telefone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *